top of page

ATIVIDADES

02b.png
02b.png

Pelo segundo ano, realiza-se, entre os dias 25 e 29 de setembro, com enfoque na educação, emprego e iniciativas de carácter lúdico e recreativo. O objetivo, à semelhança da primeira edição, consiste em potenciar um sentimento de união e partilha entre os dois povos.

Equipa da Eurocidade

SEMANA DA EUROCIDADE

MONÇÃO – SALVATERRA DE MIÑO

A Eurocidade Monção – Salvaterra de Miño, com sede no lugar da Lodeira, em Monção, nasceu no dia 1 de maio de 2017, com o objetivo de potenciar o relacionamento transfronteiriço, partilhar informação e auxiliar quem, todos os dias, atravessa a fronteira para lazer ou trabalho. 

 

Constitui também um instrumento de valorização e enriquecimento das populações de ambas as margens, através da dinamização do rio Minho e espaços ribeirinhos, bem como a realização de atividades culturais, desportivas, económicas e sociais.

 

Neste contexto, surge a segunda Semana da Eurocidade Monção – Salvaterra de Miño, realizando-se, entre os dias 25 e 29 deste mês, com enfoque na educação, emprego e iniciativas de carácter lúdico e recreativo. O objetivo, à semelhança da primeira edição, consiste em potenciar um sentimento de união e partilha entre os dois povos. 

 

A apresentação do cartaz/programa, decorreu, esta manhã, na sede da Eurocidade, com a presença da Alcaldesa de Salvaterra de Miño, Marta Valcárcel, e do Vereador de Ação Social, Cultura e Turismo, João Oliveira, acompanhados por técnicos de ambos os municípios. 

 

“Aula Aberta” na EPRAMI, polo de Monção 

No primeiro dia, 25 de setembro, quarta-feira, com início às 9h30, decorre uma “Aula Aberta” na EPRAMI, polo de Monção. 62 alunos do quarto ano da ESO do IES de Salvaterra de Miño, visitam aquele estabelecimento de ensino para se familiarizarem com os espaços existentes e os cursos ministrados.

 

A iniciativa constitui um passo em frente no capitulo da educação profissional, facilitando uma aproximação dos recursos educativos da Euroregião junto dos alunos que residem no território. Sendo a mobilidade uma caraterística comum em várias vertentes, também a educação (regular e profissional) possui condições para caminhar nesse sentido. 

 

No dia 26, quinta-feira, a Casa do Conde, em Salvaterra de Miño, recebe uma conferência (18h00) e uma exposição de fotografia (19h30). A conferência versa a empregabilidade em zona de fronteira, com palestra da coordenadora do Eures Transfronteiriço Norte de Portugal – Galiza, Teresa Ventin. A exposição denomina-se “Rio Minho e suas margens: passado e presente na raia”.

 

“Caminhada com as Estrelas”

E como a valorização patrimonial e cultural é um dos objetivos inerentes à atividade da Eurocidade, no dia 27, sexta-feira, realiza-se, pelas 20h30, uma “Caminhada com as Estrelas” com observação astronómica no Miradouro do Rio Minho, em Salvaterra de Miño. A participação é gratuita, sendo a inscrição obrigatória no seguinte link: http://abre.ai/092019.

 

Com um percurso aproximado de cinco quilómetros, os caminheiros partem do Parque das Caldas, sobem pela escadaria dos Capuchos, cruzam a Praça Deu-la-Deu, passam pela Porta de Salvaterra, percorrem a Ecopista, atravessam a Ponte Internacional, entram novamente na Ecopista e, por fim, chegam ao Miradouro do Rio Minho. 

 

No fim de semana, dias 28 e 29, todos os caminhos vão dar ao Cais da Lodeira, em Monção. A partir das 15h30, as tardes prometem ser animadas com a realização de um conjunto variado de atividades lúdicas e recreativas. Com dinamização da Subzone Extreme, estão previstos passeios de kaiakes, stand up paddle, kart cross a pedais, e tiro ao alvo com arco.

 

CAMINHADA

Dia 27, sexta-feira, pelas 20h30

A participação é gratuita, sendo a inscrição obrigatória no seguinte link: http://abre.ai/092019.

bottom of page