top of page

ASSIM NASCEU O PROJETO

O rio Minho, desde sempre foi um elo de união ente entre Monção e Salvaterra do Miño, dando lugar noutros tempos a versos, lendas, guerras e acordos de paz, recheando assim o passado destas duas vilas raianas.

Os habitantes de Monção e Salvaterra de Miño, habituados a “passar” de barco ou transbordador para o outro lado, sentiram finalmente a possibilidade de uma circulação mais cómoda, rápida e intemporal. Visitar e conviver com amigos tornou-se mais fácil. Ir de comprar, em ambos os sentidos, também.

Para celebrar a passagem do 20º aniversário, em maio de 2015, os dois municípios uniram-se na elaboração de um programa comemorativo e simbólico que compreendeu o descerramento de placa com denominação da ponte e a assinatura de um protocolo de geminação entre as duas localidades raianas.

Este documento representou um passo definitivo para a concretização da Eurocidade Monção-Salvaterra de Miño, cujo acordo de princípios foi assinado no dia 13 de dezembro do ano anterior, no Cine Teatro João Verde, entre os dois municípios e com o apoio do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (AECT-GNP).

Verificando-se assim com o decorrer dos anos, que as relações e os laços culturais dos dois municípios tenham vindo a aumentar de forma substancial, verificando-se uma maior dinâmica ao nível da organização de ações e eventos conjuntos em diferentes áreas, quer da responsabilidade das duas autarquias, quer dos agentes locais, no dia 1 de Maio de 2017 é finalmente inaugurada, nas antigas dependências da alfândega portuguesa, a sede da Eurocidade de Monção e Salvaterra do Miño, visando potenciar as relações entre as duas localidades fronteiriças.

 

A abertura da sede representa mais uma etapa no processo de geminação das duas localidades vizinhas e na união das duas vilas numa cidade só, como se de dois bairros se tratasse, e tendo como avenida principal, a Ponte Internacional.

bottom of page